Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

sexta-feira, maio 20, 2005

Da tristeza a alegria: pequenas anotaçoes de viagens virtuais 4

Começo o meu dia com a triste notícia do falecimento do Gegê, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. Embora meu contato com ele tenha sido uma meia dúzia de "ois" pelos corredores do ICB na época em que estava lá, não posso deixar de relembrar da sua voz brincando com seus estudantes no laboratório mais alegre do departamento, de suas pedaladas e corridas malucas pela USP - pedaladas estas que lhe custaram a vida, ontem de manhã, quando um Santana desvairado resolveu dar fim a mesma. A vida é isso aí, um segundo é, no outro não é mais. E não paro de pensar como a Marília, sua esposa, deve estar passando por essa barra pesadíssima. A ela e seus filhos, meus pêsames. O Gegê e sua descontração com certeza vão fazer falta pelos corredores da USP.

****************************************************

Já morreram também 2 pessoas nessa temporada no Everest, e mais de 10 pessoas foram impedidas de tentar chegar ao cume por lesões diversas ou congelamento de dedos dos pés ou das mãos, além de manifestações leves do "mal da montanha". Várias desistências, por motivos diversos. O tempo tem estado muito ruim por lá, não dando nem uma janelinha de céu azul e ausência de vento que permita aos alpinistas alcançarem seu tento - principalmente os de expedições comerciais, com menos experiência em escaladas. Apesar de São Pedro não estar colaborando, os alpinistas mais profissionais estão neste exato momento aproveitando cerca de 48 horas de calmaria e tentando subir, quase que num fôlego só, até o topo do mundo. Entre as expedições que já estão rumo ao topo, estão os chineses que estão (re)medindo a altura do Everest; o diabético tipo 1 Will Cross, que ainda está no acampamento-base, mas continua firme e forte na aventura; os brasileiros Waldemar e Irivan pelo Nepal na expedição que celebra os 10 anos da primeira conquista brasileira na montanha mais alta do mundo; os também brasileiros Vitor Negrete e Rodrigo Ranieri pelo Tibet na expedição Everest 2005 (mais óbvio, impossível), que estão escrevendo toda a aventura no blog Everest 2005 e tentarão a escalada sem uso de oxigênio auxiliar, ou seja, literalmente no peito, confiando apenas no ar rarefeito que a montanha oferece. Fato é: os primeiros alpinistas poderão estar chegando ao topo do Everest neste fim de semana. Portanto, Lucia Malla neste fim de semana não desligará em momento algum o computador do site do EverestNews e demais links acima citados, esperando e torcendo por todos em mais uma temporada dessa aventura extenuante e incrível. Boa sorte aos cavaleiros das montanhas! O topo do mundo os aguarda!

*********************************************

Já chegaram ao cume, mas da ciência mundial, os coreanos do laboratório de células-tronco da Universidade de Seul. Hoje de manhã, a Science publicou a esperada notícia. Há um ano, os mesmos pesquisadores mostravam ao mundo o desenvolvimento da linhagem de células-tronco a partir do óvulos de doadoras. Hoje, eles já mostram o desenvolvimento das linhagens a tecidos específicos, aumentando a esperança para portadores de patologias como diabetes, mal de Parkinson, lesões de coluna e mal de Alzheimer. Enquanto isso, em Jesusland, sr. Arbusto continua misturando ciência, política e religião, impedindo o avanço da pesquisa por lá e de tabela, diminuindo a participação americana no que será o negócio do futuro para as indústrias farmacêuticas. Estagnação, essa é a palavra. A melhor frase dessa descoberta inovadora importantíssima veio do cientista Rudolf Jaenisch, do MIT (EUA): "Algumas pessoas vão odiar, outras vão amar; mas [a descoberta] põe a discussão num sustentáculo muito mais firme agora. As pessoas terão que repensar o argumento de que não é "eficiente"." Cutucão melhor, impossível. Simplesmente perfeito.

*********************************************

Ciência coreana na pauta ainda: ontem estive no COEX Mall, onde estava sendo realizado o Congresso Coreano de Bioquímica e Biologia Molecular. Além das zilhões de palestras e posters interessantes, a palestra sobre o Projeto de Identificação das Proteínas do Plasma Humano, que tem a ambiciosa meta de identificar o maior número possível e imaginável de fatores circulantes no plasma, mostrou alguns dos seus resultados. Números simplesmente impressionantes, um esforço conjunto de mais de 30 laboratórios pelo mundo que sem dúvida entrará pra história da ciência mundial. Em breve, teremos resultados interessantes, mostrando que o esforço humano aliado à tecnologia avançada vai render bons frutos. O palestrante nesse caso era ninguém mais, ninguém menos que o pesquisador Gilbert Omenn, diretor geral do projeto, presidente da Academia Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), que é nada mais nada menos que a maior sociedade científica do planeta, órgão responsável pela excelente revista Science e pelo periódico de alto impacto PNAS. Além de brilhante cientista, Dr. Omenn mostrou-se também muito simpático, sorridente e extrovertido, quando uma mera cientista brasileira abordou-o e ouviu que ele reprova veementemente a intervenção da política conservadora-religiosa na ciência - que ele repetiu inúmeras vezes ser baseada em evidências, não em achismos passionais baseado em entidades supra-naturais. Não é uma preciosidade esse cientista?

Lucia e Dr Omenn
Ouvindo os bons conselhos científicos do Dr. Omenn em Seul.

***************************************************

Falando em influência da religião sobre a ciência, o Panda's thumb está mostrando uma extensa discussão sobre a confusão em Kansas, EUA, envolvendo mais uma vez os defensores do "design inteligente", essa teoria mais furada que peneira. Vale a leitura.

***************************************************

Ontem, dia 19 de maio, foi o dia Nacional da Física, no Brasil. Como estamos no ano mundial da Física, essa data passa a ter uma certa importância. O "Por dentro da ciência" parabenizou os companheiros de Einstein na labuta pelo melhor entendimento do nosso mundo físico. Eu também parabenizo, pois adoro a Física, geradora e interrogadora das grandes filosóficas questões do universo. Principalmente os raríssimos físicos que eu sei que lêem esse blog, entre eles o prof. Wayne.

***************************************************

Outra data importantíssima: hoje é aniversário da Mônica, dona do melhor divã da blogosfera brasileira e figurinha fantástica, amiga virtual de BH que sonho um dia virar realidade virtual, ou simplesmente realidade. Mônica, muito, muito, muito feliz aniversário!! Você merece um grande beijo e um... um...

Tudo de bom sempre: pra você, especialmente!!

********************

UPDATE! Waldemar e Irivan já voltaram pro acampamento-base, e abortaram essa tentativa do fim de semana. Estão mais uma vez no base, esperando a chegada da tão sonhada monção de verão - que é prometida pra esse fim de maio. De acordo com o site do Waldemar, eles estão bem de saúde, e muito animados para a escalada no momento em que ela surgir. É aguardar.

Marcadores: