Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

domingo, maio 22, 2005

Visita do Lula a Coreia - Preparativos

De segunda até quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na Coréia do Sul, para participação em um seminário de investimentos e dar uma palestra no Sexto Fórum da ONU sobre Governância. Fiquei sabendo dessa participação através do grupo de brasileiros que encontrei em Seul há 2 semanas, no festival primaveril "Hi Seoul!". Embora tenho críticas a algumas medidas adotadas por Lula - mas sempre tentando entender que a figura dele é representativa, que ele não governa sozinho, blábláblá - é uma oportunidade única de ver o presidente do meu país de cidadania num evento gratuito em outro país.

Decidi então ir a esse fórum: pedi dispensa do trabalho por meio dia, e estarei lá com meu super-kit "máquina fotográfica + laptop + AirPort", tentando uma proeza que jamais me imaginei fazendo...

Estarei blogando ao vivo, direto de Seul, a partir das 9 da manhã de terça (horário coreano - 9 da noite de segunda horário de Brasília). (Eu sempre blogo em horário coreano, portanto, todas as menções a horários aqui devem ser ajustadas para o local onde o leitor está.)

Direto do COEX Mall, Auditório principal, onde será a abertura do evento da ONU. A palestra de abertura será ministrada por Lula. E como eu estive no mesmo lugar na quinta passada, não estarei tão perdida assim. A tarefa de ser pseudo-semi-jornalista é que me deixará perdida, pois nunca foi meu forte ir atrás de notícias in loco, sou uma leitora, acima de tudo. Enfim, desejem-me boa sorte... precisarei.

*************************************

Hoje já comecei a me preparar para tal empreitada. Cadastrei-me através da Associação de Brasileiros na Coréia (ABC) para um possível evento/recepção com o presidente e os membros da comunidade brasileira (que é minúscula comparada com as de outros lugares onde morei). Serão permitidos apenas 100 membros, e pelo andar da carruagem, parece que haverá lugar sobrando, os brasileiros aqui são realmente minoria. Inacreditável: pode ser que nessa semana eu conheça ao vivo e a cores, de pertinho, o presidente do país. Muito louco pensar nisso, nunca imaginei mesmo. Não estava nos meus planos de viagens pelo mundo, mas já que a oportunidade pintou, não a desperdiçarei. Com fotos se possível, é claro.

Além disso, hoje passei o dia neuroticamente tentando organizar os detalhes: graxa no sapato, passar ferro nas roupas, testar a Internet sem fio, recarregar pilhas da máquina fotográfica, ler com cuidado os detalhes do evento.

E nessa confusão toda, ainda me apareceu domingo de manhã um email na minha caixa postal do rapaz responsável pelo site do EverestNews, para que eu traduzisse o último relato do Irivan pro inglês. Isso mesmo: eu acessei o site deles tantas vezes, e enchi tanto o saco do cara com perguntas de montanhismo (sim, eu sou uma malla) que ele me convidou pra essa nanoparticipação. Eu adorei, é claro. Afinal, estou traduzindo os brasileiros do Everest pro mundo. Assim que entrar no ar eu ponho um link aqui.

Update: Minha contribuicao ao EverestNews estah aqui.

***************************************************

Como parte da minha dedicação exclusiva à visita do Lula a Coréia do Sul, blogarei nesses dias com maior freqüência e textos menores, com minhas impressões particulares de um evento que provavelmente estará na mídia brasileira sendo reportado de maneira impessoal.

Poderemos chamar no melhor estilo diarinho de "minhas impressões do Lula na Coréia". Aguardem cenas do próximo capítulo a partir de terça.

Tudo de bom sempre.

Marcadores: , ,