Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

terça-feira, maio 24, 2005

Visita do Lula na Coreia - Alguns fatos e questoes pessoais

Primeira reportagem da Folha Online: ateh o momento nao tinha entrado nada do forum.

Primeira reportagem do Estadao Online: 23h17 horario de Brasilia

Primeira reportagem do Globo Online: Essa noticia no ar as 21h39, apenas relacionada ao Lula, nao ao evento.

Primeira reportagem do UOL Ultimas Noticias: 0h44 horario de Brasilia

Blogagem da Lucia Malla sobre o Forum: 22h39 (horario de Brasilia).

E eu, como sempre questionando, me pergunto: qual a razao da diferenca de tempo entre todos - pequena, mas existente - visto que todos tinham tecnologia como a que usei a disposicao? Serah que a necessidade da informacao imparcial gera esse pequeno atraso - ateh o jornalista moldar o texto, por exemplo? E os jornais de TV, em que peh ficaram nessa historia? (Visto que obviamente nao tenho como saber.)

Ou seria este forum um evento menor na agenda de noticias do pais? Serah que estou valorizando demais um mero evento internacional - o presidente participa de zilhoes deles por ano...?

Duvidas, duvidas, na cabeca de uma brasileira...


******************************

Agora que a adrenalina diminuiu na minha corrente sanguinea, posso parar e pensar um pouco sobre o discurso do Lula. A impressao que tive foi a de que era um discurso antigo, que foi apenas rearrumado. Falou as mesmas coisas: sobre o Fome Zero, violencia, desigualdade social, a iniciativa brasileira do encontro com paises arabes... Parecia que eu estava lendo aquele discurso de jornal.

Veja bem: o tema do forum era "Em direcao a governancia participativa e transparente". Onde estava a explicacao sobre transparencia no ato de governar que eu nao ouvi? Acho que meu ouvido viciado em ciencia pede objetivos claros, infelizmente. Nao estou acostumada a esse blablabla politico. Imagine se eu fosse num congresso de diabetes e chegando lah comecasse a versar sobre, sei lah, ecologia do Pantanal? Eu sei que o exemplo nao estah perfeito, mas essa foi a sensacao que eu tive ao ouvir o discurso. E nao foi soh o do Lula. Por isso que eu acho que essa eh a norma politica. Uma pena que meu ouvido realmente nao acha isso normal.

(Parenteses: um dos discursos, de um representante da OED (?), foi talvez o unico a chamar a atencao para o fator transparencia de governo, perguntando "Por que os governos nao sao transparentes?" e a partir daih discursando a respeito. Coincidentemente, foi o discurso que considerei mais articulado de ouvir.)

********************************

A saga continua amanha, depois de uma merecida noite de sono: haverah uma recepcao ao presidente promovida pela Associacao de Brasileiros na Coreia a tarde, para 100 pessoas. Estarei lah com o meu namorado, a quem alias eu devo infinitos agradecimentos hoje pelo apoio irrestrito, por tolerar minhas "viagens na maionese" pela manha, e pelas discussoes levantadas, sempre com perspicacia, bom humor e cientificismo brilhantes.

********************************

Li todos os comentarios e agradeco muito, muito, muito a todos que me desejaram boa sorte e me deram forca - que precisei, sim. Estou emocionada com a repercussao que essa experiencia teve, e principalmente com a experiencia em si pra mim. Se fiz um bom trabalho ou nao, nao cabe a mim avaliar no momento. Apenas afirmo que me sinto feliz de ter conseguido fazeh-lo - minha primeira vez brincando de pseudo-jornalista. Eu sei, eu sei, repercussao na blogosfera eh tao valido como ser Miss Minisaia no Rodeio de Valinhos, blablabla... Mas eu gostei deveras de saber que meus familiares e amigos (velhos e novos) estiveram aqui e me apoiaram. A todos, muito, muito obrigada.

********************************

Agora back to work que o tempo nao para.

Tudo de bom sempre.

Marcadores: , ,