Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

sexta-feira, agosto 05, 2005

Pequenas anotaçoes de viagens virtuais 6

1) Quando a gente imagina que ele já fez tudo de errado possível e imaginável, ele (re)volta das trevas e solta a bomba das bombas, dessa vez apoiando o ensino do "ID" ou Design Inteligente. (O link da reportagem na Science está disponível apenas para assinantes, mas você pode encontrar a reportagem original aqui ou em português uma menção aqui.)

Nem precisa dizer, né? O Panda's Thumb e o Pharyngula (que escreve também pro grupo do Panda's Thumb) já começaram uma verdadeira "cruzada", levantando a blogosfera científica nos EUA para um debate caloroso - o Pharyngula está com uma lista enorme de blogs que estão contra o governo nesse assunto e que postaram sobre o mesmo. John Wilkins (que eu gosto muito, aliás) também demonstrou sua frustração com a reportagem e relembra bem que "a "teoria" do ID teve UM único artigo publicado em revista indexada - mesmo assim, às custas de um pouco de corrupção no processo editorial." Enquanto a evolução... todo mundo sabe, né? Está mais que testada, retestada, tretestada... O DailyKos não se absteve da discussão, é claro. Nem o físico Marcelo Gleiser. A Associação Americana de Professores de Ciências também rapidamente respondeu à batatada que o sr. Arbusto disse. E a melhor de todas as frases veio do próprio PZMeyers (autor do Pharyngula) nesse que já é um post histórico:

"This debate is not about assessing the evidence, but about getting faith-based bullshit taught as science."

Pra certas coisas, só falando desse jeito mesmo. A discussão está maravilhosa, e please, corram lá e leiam o post inteiro. Ou leiam os outros posts do blog do Pahryngula, um dos blogs que me deixa mais feliz quando acende no Bloglines.

(E se você não entende bem o que o design inteligente significa para a ciência, leia aqui uma bem-humorada explicação. Ou na tirinha deste post, que exemplifica onde o ensino do "design inteligente" entraria nas salas de aula. Mas não se esqueça que a política é a verdadeira força motriz de toda essa celeuma.)

********************************

2) E foi pelo Panda que eu achei um link divertido: Google Fight. Pelé vence Maradona nessa briga, mas o Brasil perde feio pra Argentina.

********************************

3) Falando em Google, eu não posso deixar de expressar aqui minha paixão arrebatadora pelo Google Earth. É simplesmente lindo. E viciante. Já marquei nele todas as casas que morei na vida, explorei lugares que quero visitar... Apenas uma decepção: ainda não mostra claramente as ilhotas do Pacífico que eu tanto adoro. Aguardo pacientemente um upgrade.

********************************

4) E pensando nas minhas ex-casas no planeta, achei também (via o turista profissional do blog Viaje na Viagem) esse link que constrói um mapa-múndi marcando os países que você já foi. Vale também, é claro, marcar os países que sonha visitar num futuro próximo. Ou marque onde achou as atrações mais exóticas. Ou onde foi em 1997. Ou de onde vêm os amigos que te enviaram email semana passada.

Vale tudo.

****************************

5) Você pensou que papel e água não combinavam? Ou papel e fogo? Pois bem, enganou-se. É só ver a nova agência de correios da ilha de Vanuatu, no Pacífico Sul, que já virou atração turística internacional. Mas preciso dizer: se eu fosse a Vanuatu, ia ficar em dúvida em postar um cartão postal nessa agência ou simplesmente deixar nessa outra caixa de correio! ;-)

****************************

6) Uma semana cheia de retornos deliciosos. Primeiro, a DaniCast, que reabriu sua casa de chá em novo servidor. Depois, o Guto, que voltou a escrever em seu blog. Logo em seguida, sua "juntada" e querida amiga Mônica, que reinstaurou para nossa sanidade o Monicômio. E aí, pra me deixar mais alegre ainda, o Camburizinho reformulou o layout do blog dele e disse que vai tentar com mais frequência postar crônicas, informações e bobagens viajantes e exploratórias. Aos 4, vida longuíssima e saudades!

****************************

7) Ele já tinha escrito em 11 de dezembro de 2004:

"Otimismo, de Pai pra Filho

Meu pai tinha uns grampos de prender arame farpado. Até morrer, ele dizia que ainda iria comprar uma fazenda.

Eu tenho um blog, mas ainda vou ter um site com domínio próprio, vocês vão ver."


O Smart está agora no tão sonhado domínio próprio. Em algum lugar de Aldebaran, papai-Blue deve estar orgulhoso do filhão.

*****************************

8) Rafael Galvão, o baiano de Aracaju, escreveu no blog do Alex um texto delicioso sobre "a superioridade filosófica do baiano". Um texto cuja idéia inicial surgiu a partir da leitura da entrevista com o Niclevicz que eu publiquei. E não é que às vezes minhas viagens na maionese podem produzir bons frutos? Valeu, Rafael!

*****************************

9) Mais sobre a Coréia do Sul: o blog Libellus, da Ana Maria, e o blog/fotolog Curiosidades sobre a cultura coreana, da Augusta. A Ana Maria mora em Porto Alegre, mas escreve com frequência sobre/para uma das melhores iniciativas que floresceram por aqui: o OhMyNews, um jornal online com artigos feitos por cidadãos comuns (não-portadores de diploma em jornalismo). OhMyNews foi uma idéia 100% coreana (que vale um post futuro, sem dúvida) e é uma forma de aplicar a mentalidade blogueira a um jornal de verdade. Ponto pros coreanos. Já a Augusta conta algumas curiosidades interessantes da vida por aqui, com fotos bem representativas. Apenas um detalhe: eu não ando com aquelas vestimentas de verão, não! hehehehehehe!! Vale a pena conferir.

*****************************

10) E a greve dos pilotos da Asiana Airlines, que tratei no post abaixo, continua... Perdas até agora somam 182 milhões de dólares. Já bateu o recorde mundial de tempo de greve em empresas de aviação (o recorde anterior era da United). Nesse ritmo, a coisa tende a ficar muito feia pra Asiana.

******************************

11) Há tempos eu tenho esse link separado pra divulgar aqui. A Tina Carvalho - que apesar do nome, não fala português - foi uma das minhas grandes amigas em Honolulu. Conversávamos horas a fio todas as vezes que eu a encontrava - o que acontecia uma vez a cada 15 dias, pelo menos. Ela é a responsável pelo laboratório de microscopia eletrônica da Universidade do Hawai'i em Manoa e aproveitou algumas poucas horas vagas para desenvolver esse website super-divertido, com fotos de diferentes organismos vistos sob o microscópio eletrônico - e coloridos no Adobe Photoshop. (Veja aqui como o processo é feito.) É uma outra vertente criativa da foto biológica. Uma delícia de apreciar e admirar. (Eu particularmente adoro a foto da Bug band!) Prepare-se para uma viagem a um mundo próximo ao nosso, mas que a gente despreza porque simplesmente não vê.

*******************************

12) O Dr. Cláudio Costa está dando uma consulta especial no blog dele. Como bom psiquiatra que é, diagnosticou direitinho o maior problema atual dos políticos brasileiros. O último parágrafo para mim diz tudo.

*******************************

Tudo de bom sempre para Alex Castro, que está de saída para seu doutorado em New Orleans. Boa sorte na terra do tio Sam, Alex!

Marcadores: