Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

sábado, outubro 01, 2005

Pequenas anotações de viagens virtuais 7

1) Aos cientistas de plantão, aviso urgente: visite esse site (em inglês), e se você também discorda do ensino em escolas públicas da pseudo-teoria do Desenho Inteligente ("Intelligent Design", em inglês, suportada por grupos extremistas religiosos cristãos), assine. Vários cientistas de peso já botaram seus nominhos nesse abaixo-assinado, que será entregue ao juiz do caso que está se desenrolando na Pensilvânia. É nos EUA, eu sei, parece uma realidade distante, mas vale lembrar que tentativas semelhantes já pipocam pelo mundo, inclusive no Brasil. Lugar de Intelligent Design é na aula de religião, não na de ciências. E vale acrescentar que "cientista" nesse caso é uma denominação beeeeem abrangente: vai de economista a teólogo, de antropólogo a físico, de psicólogo a engenheiro civil, de biólogo a cientista da computação. Os cientistas sérios do mundo inteiro agradecem a cada assinatura.

(A informação sobre essa petição eu achei naquele que é para mim melhor blog de ciência do mundo, o Pharyngula.)

*****************************

2) Sempre estou preocupada com minha alimentação, principalmente aqui na Coréia, onde a cultura da pimenta me restringe de boa parte dos pratos servidos normalmente. Na tentativa de melhorar minha performance alimentícia, meu namorado encontrou uma jóia: esse site americano do Departamento de Agricultura, onde você pode inserir as informações detalhadas de tudo que comeu num dia e obter um cálculo médio do que foi ingerido sob a forma de vitaminas, sais minerais, gordura, etc. É muito informativo, porque o site traduz a informação comida para a informação nutricional e te mostra exatamente em qual nutriente seu organismo ficou deficitário naquele dia. E, é claro, como o site é americano, não vai ter "feijoada", mas aí basta você deconstruir a feijoada e inserir seus ingredientes separadamente. Eu adorei a brincadeira saudável e recomendo.

****************************

3) Numa iniciativa interessante, o Ministério da Ciência e Tecnologia brasileiro dedica uma página em seu website para os jovens e, caso você queira blogar sobre ciência para/com (?) eles, o ministério pede para entrar em contato.

****************************

4) Outra iniciativa muito interessante: o jornal Japan Today tem espaço para comentários dos leitores em todas as suas reportagens. O jornal conta com um time de moderadores-repórteres, o que evita a ação de spammers, trolls e outras mazelas da internet. Para deixar sua opinião sobre qualquer notícia, basta cadastrar-se no site e... voilá! É o jornalismo blogstyle, a seu dispor.

*****************************

5) Incentivada por uma reportagem do canal da National Geographic, lendo essa reportagem da Nature (traduzida mal e porcamente em partes pelo Terra), e vendo a notícia descrita pelo Barnabé, decididamente concluo: Sundarban, na divisa da Índia com Bangladesh, e a Tanzânia, são lugares a serem visitados, sem dúvida. Entraram na lista. Quero ver tigres em seu ambiente natural.

****************************

6) Um link antigo, mas que de vez em quando me pego admirando: Paris tem um mapa sonoro de seus bairros - de dia e de noite. Se você lê francês, vale a pena passear pelo Paris.fr e ver os diferentes ruídos da cidade transformados em cores. Uma iniciativa que melhora a política de combate à poluição auditiva da cidade.

*****************************

7) Da série: Ah, esses meus amigos artistas queridos! Um dos meus melhores amigos de infância/adolescência/vida adulta é um baixista profissional chamado Gustavo, que foi tentar a carreira musical em Portugal. Ele sempre foi uma figuraça e relatava suas peripécias de viagem em emails pra lá de divertidos, pra uma lista enorme de pessoas. Até que ele conheceu o formato blog, e resolveu pôr todas essas peripécias em um. Vivendo da música é um blog confessional de um músico maravilhoso e de um amigo fora-de-série, é a trajetória hilária desse amigo aberta para todos. Gustavo camarada, parabéns pela inciativa e muito jazz na sua vida!

*****************************

8) Um novo blog de ciência brasileiro: Via Gene, escrito pela Ana Cláudia Lessinger - não sei porquê, mas acho que já cruzei com ela por algum lab da vida... O nome não me é estranho... O último post é sobre... a polêmica do ID, of course.

*****************************

9) O meu post de 01/março/05 "Ser tubarão na Ásia" (um dos meus posts prediletos, aliás) chamou a atenção do Andrei, responsável por um projeto de eco-conscientização online, chamado Associação Desafio. Ele me convidou para colaborar com o site, e essa semana o post dos tubarões foi publicado por eles. Muito legal saber que o que escrevi por diversão e pra informação dos meus poucos leitores vai agora ajudar a divulgar a causa de tubarões num site mais "engajado". Agradecimentos mil ao Andrei pelo convite, e que a iniciativa do projeto se multiplique em boas ações!

*****************************

10) E essa profusão de posts sobre café na blogosfera, hem? Primeiro o Allan me deixando de água na boca por um café italiano de verdade; depois, Tiagón faz um post lotado de links maravilhosos - todos relacionados à café. Aí eu recebo um email do amigo Pablóide com esse link pro café mais caro do mundo, feito com grãos retirados das fezes de um felino nepalês (um carnívoro viverrídeo, de acordo com o paleontólogo Pablo). Custa a "bagatela" de 500 dólares por 500g de café! Ainda depois, pra completar o ciclo de "café na rede", o Trovas & Trombos conta um pouco da 2a Conferência Mundial de Café, que aconteceu em Salvador, as medidas e contradições do evento. Por último, até Alex castro se manifestou sobre o café-moda do Starbucks. As notícias sobre café foram tantas para uma cafeinômana adoradora de café como eu, que só me restou postar uma foto da minha xícara diária matutina. Com vocês, meu amor à bebida.

Café no coração

Tudo de bom sempre.

Marcadores: