Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Estaria o Taipei 101 causando terremotos?

Li hoje uma reportagem do Guardian Unlimited que me deixou intrigada. A reportagem falava que desde o início da construção do Taipei 101, o maior edifício do mundo, a constância de terremotos em Taipei tem aumentado significativamente. E mais: que o peso exercido pelo prédio e sua estrutura teriam possibilitado a reabertura de uma falha tectônica do terreno em Taipei. Para concluir, 2 terremotos recentes de intensidade alta teriam acontecido por causa do Taipei 101.

Toda essa idéia baseia-se nos estudos de um geologista da Universidade Nacional Normal de Taiwan, em Taipei. Dr. Lin calculou a pressão que o prédio exerce no terreno, e leva em consideração o fato de que a técnica usada para fazer a fundação foi bem diferente da maioria utilizada pelo mundo: uma estrutura híbrida de concreto e aço, resistente a terremotos e incêndio. O prédio é equilibrado em seu eixo por uma esfera metálica que foi motivo de documentário da National Geographic: uma mega-estrutura de aço que pesa quase 1000 toneladas, no alto do prédio.

Eu vi essa estrutura. É assustadoramente enorme, e o fato dela sustentar de certa forma o prédio é simplesmente impressionante. Eu era uma formiga do lado de um elefante. Confesso que fiquei de boca aberta com a tecnologia empregada, a idéia engenhosa. Uma respeitosa viagem na maionese que deu certo.

Estrutura metalica - Taipei 101Taipei 101 de dia
A esfera metálica central do prédio, responsável pela segurança do prédio contra ventos fortes. Ao lado, o Taipei 101 visto da rua.

Mas é claro, essa idéia de que o prédio esteja reabrindo uma falha tectônica em Taipei é contestada. Alguns engenheiros e cientistas já levantaram a voz para esse dado, afirmando que a força que o prédio exerce em um único ponto do solo não é suficiente para iniciar terremotos - que começam, para quem não sabe, a mais de 10 km abaixo da superfície terrestre, muito longe da fundação do arranha-céu. De acordo com esses cientistas, o que realmente afeta a crosta terrestre a ponto de causar terremotos é atividade de mineração e construção de grandes reservatórios de água ou lixo no subsolo.

Taipei 101 a noiteEntardecer em Taipei
Iluminação noturna do Taipei 101 em arco-íris! Ao lado, um entardecer em Taipei...

Não sei quem está certo. Fato é: o Taipei 101 é uma obra-prima da engenharia moderna. É lindíssimo, iluminado à noite por um arco-íris de cores, que dão charme a cidade. Do alto de seus 101 andares de vidro com o design leve de um bambuzeiro (nada mais asiático...), é mais que um ponto turístico: é para mim uma das 100 maravilhas do mundo moderno. Uma obra de arte imponente, poderosa. E singela, com aquela poesia que tenuamente separa a arquitetura da arte.

Tudo de bom sempre.

***************

UPDATE: A reportagem da Al Jazeera sobre o mesmo assunto vale a pena ser lida. Em dado momento, o pesquisador taiwanês que levantou a questão afirma que "é difícil provar essa teoria cientificamente, mas também é difícil desprová-la." Safe, isn't it? ;-)

Marcadores: