Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

terça-feira, janeiro 31, 2006

Pequenas anotações de viagens virtuais 10

1) Quando eu era adolescente, adorava ler livros de Agatha Christie. Tinha muitos em casa, e pegava emprestado dos amigos mais um tanto. Nunca conseguia descobrir o assassino, porque ficava mais ligada na trama científica do crime que nos personagens. Adorava Tommy e Tuppence Beresford. Enfim, há alguns dias li que uma pesquisa clamava ter descoberto o mistério de tanto sucesso da dama do crime. Apesar do caráter científico do trabalho, não dá para negar que é um pequeno exemplo de ciência de caráter duvidoso. Não pela dama do crime, é claro, cuja única intenção ao escrever era... divertir.

********************

2) Nesse link tem uma foto do inalador de insulina que, segundo a Pfizer, estará no mercado ainda este ano. Parece um isqueiro com uma parte retrátil, onde você põe as unidades de insulina para formar o "vapor" que será inalado.

*********************

3) E falando em mercado, aqui na Coréia do Sul, uma notícia para lá de bizarra: a indústria do "fortune-telling" - isso mesmo, adivinhação de futuro, tarô, shamanismo e afins - vale 2 bilhões de dólares na península. Já vão até criar um shopping só de esoterismo em Seul! Eu cada dia mais me surpreendo com o ser humano.

*********************

4) Saiu no jornal australiano uma reportagem enorme e elogiosa sobre Florianópolis, essa cidade tão deliciosa do sul do Brasil. O enfoque está principalmente na cultura alternativa das praias, mas conta um pouco também da história e costumes. Eu adorei ler, embora reconheça que há alguns "exageros". Mas vale a intenção de divulgar a região, que é realmente bela. (Notícia via Palavras ao Vento, do Wilson.)

Floripa a noiteDia de surfe na Joaquina
Vista noturna de Florianópolis, cidade de ouro e sal. Ao lado, praia da Joaquina, meca do surfe brasileiro.

***********************

5) O Crooked Timber discute de maneira muito interessante a velha dicotomia jornalismo & blogs. Os comentários são enriquecedores. Há de se pensar: a noção de "autoridade" realmente é a diferença entre as duas mídias? Fica a reflexão.

***********************

6) Um estudo feito com os isolados índios Mundurucus mostrou que as crianças dessa tribo no Amazonas entendem princípios de geometria mesmo não tendo palavras que definam esses elementos em suas línguas nativas. Uma interessante perspectiva em relação ao nosso cérebro.

**********************

7) Camburizinho, boa viagem e boa sorte na Antárctica!!! Anote tudo e nos conte depois suas aventuras do continente gelado...

***********************

8) Você sabia que não se paga imposto de renda no Kuwait? Aprendi isso ontem, nunca tinha ouvido falar num lugar sem imposto. Será que eu entendi certo?

***********************

9) A Leila escreveu sobre a polêmica no caso do cientista da NASA censurado pela Casa Branca. No Real Climate, um pesquisador do mesmo laboratório comenta mais profundamente o assunto e a política do aquecimento global.

***********************

10) Conexão Boston-Maui ligada: Feliz aniversário, Carlota Joaquina, minha queridíssima amiga, dançarina de uma vida tão movimentada e cigana, ombro amigo de todos os croissants com brie!

No Boston BunkerSacred Falls - Ilha de Maui - Havai
Tinha "Trassa" na bolsa, pra se espedaçar tanto ao vento de Maui? ;-)

Tudo de bom sempre, Carlinha!

Marcadores: