Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

As 10 melhores praias

Recentemente, o Divester linkou um site (agência de viagens?) que fornecia uma lista das 10 melhores praias do mundo- ou pelo menos, as 10 praias que a(s) pessoa(s) que escreveu(ram) o artigo achavam que fossem. Da lista deles, apenas 2 eu conheço: Ipanema e Lanikai Beach (Havaí), e concordo com as 2 na posição em que estão. Ipanema pela vibração da galera na areia, e Lanikai Beach, pelo visual das Mokoluas, 2 ilhas irmãs num mar azul piscina deslumbrante no lado mais bonito da ilha de Oahu. Alguns dias depois, esbarrei numa reportagem do UOL mais ou menos com o mesmo mote: as 10 melhores praias - dessa vez do Brasil. Vexatoriamente, da lista do UOL conheço apenas 3 praias: Trancoso, Praia do Forte e Baia do Sancho. Já estive bem perto de Guarda do Embaú - fui a Garopaba e Praia do Rosa uma vez. Sonho ir a Jericoacara, que todos meus amigos dizem ser divina, e preciso um dia criar vergonha na cara e ir a Itaúnas, que fica a meras 4 horas de carro da casa dos meus pais. Na Praia do Forte, vi a soltura de tartarugas filhotes no mar pelos biólogos do Tamar, um momento belíssimo de interação com o ambiente natural, e em Trancoso, esqueci da vida e descansei no Quadrado depois de vir a pé de Caraíva pela praia.

Praia do ForteLanikai
Praia do Forte, uma das escolhidas como melhores do Brasil. Ao lado, Lanikai Beach, no top 10 do mundo. A visão das Mokoluas realmente é de tirar o fôlego...

Mas é claro, quando eu vi essa lista divertida, tratei de esboçar a minha pessoal de 10 melhores praias do mundo - entre as que visitei, óbvio. Preferi fazer do mundo, já que não considero que conheça muitas praias no Brasil. (Mas depois da lista pronta vi que boa parte delas está no Brasil. Que paradoxo...) As escolhas foram totalmente dependentes da minha experiência pessoal em cada uma delas, portanto, algumas praias obscuras entrarão, enquanto outras mais badaladas e merecedoras podem estar de fora. Tudo bem. Afinal, num mundo com tanta praia linda e maravilhosa ainda para ser visitada e explorada, como é que dá para escolher só 10? Meu "top 10 - Praias do mundo" é realmente apenas esboço, e reflete o momento em que estou agora - como toda boa lista que se preze, aliás. Amanhã talvez mude, ano que vem com certeza. Minhas praias favoritas, com os devidos por quês:

1) Praia da Costa, Vila Velha (ES) - A praia do meu coração, apelidada de "PC". Os turistas podem ir até lá e achá-la "okzinha", mas eu cresci naquelas areias, vendo o movimento daquelas ondas diariamente, tentando entender aquele mar aberto. Foi na Praia da Costa que aprendi a nadar, furar ondas, pegar jacaré, onde participei de luaus, rodas de violão, jogos de vôlei de praia com n+1 malucos para cada lado, onde dei muitas risadas, e onde me sinto mais perto de mim mesma. Foi lá que eu percebi que a praia era a minha religião pessoal. A Praia da Costa construiu também o conceito que carrego onde vou de "praia ideal": mar aberto, azul, com ondas, areia branco-amarelada, não muito fina, de média extensão e curva. Praia para mim tem que ter curva - por isso que, por exemplo, a praia da Atalaia Velha, em Aracaju (SE), não me apetece, por ser um grande retão.

Praia da Costa aereaPraia da Costa
A "minha" praia: Praia da Costa, em vista aérea e na visão que eu tive por toda a minha infância - a foto foi tirada da frente da casa em que cresci.

2) Hanauma Bay, Havaí (EUA) - No tempo em que morei no Havaí, era essa a praia que eu adorava frequentar, minha praia predileta. Hanauma Bay é um parque marinho, uma área de preservação ambiental onde para entrar, todos são obrigados a primeiro assistir a um vídeo sobre conservação do recife de coral do lugar. Pudera: a praia é um verdadeiro aquário natural dentro de uma cratera vulcânica. Hanauma era uma das crateras do Koko Head, e há alguns milhares de anos, o mar invadiu essa cratera, e se transformou nessa jóia do Pacífico. Snorkelar em Hanauma Bay é atividade que consta em qualquer guia de turismo pro Havaí, e não sem razão: a concentração de peixinhos coloridos e de vida marinha daquela mini-baía é de emocionar.

Hanauma BayHanauma Bay aerea
A visão de Hanauma Bay quando você chega na praia. Ao lado, uma vista aérea com o vulcão Koko Head ao lado - para ter noção da maravilha natural que é uma praia dentro de uma cratera.

3) Makapu'u, Havaí (EUA) - Um pouco depois de Hanauma Bay, fica Makapu'u Beach, uma praia de bodyboard na ilha de Oahu. Quando Hanauma Bay estava lotada - há controle sobre o número máximo de pessoas que podem entrar por dia em Hanauma - eu fugia para Makapu'u, que fica escondida atrás de um paredão de rocha vulcânica com um farol na ponta. À tarde, a praia cobre-se de sombras, por causa das montanhas ao redor, mas é o momento em que as ondas parecem melhorar pros bodyboardeiros, que dominam as águas do local. Foi nessa praia também que fui fisgada de vez, e só por isso, ela já merece estar no meu top 10.

Makapu'uFarol de Makapu'u
Makapu'u e seu farol...

4) Sunset Beach, Havaí (EUA) - Quando criança, eu lia sobre Sunset Beach, Pipeline e Waimea Bay nas revistas de surfe, e achava que nunca na vida iria pisar nas areias delas. Ledo engano. O mundo realmente dá voltas, e quando me mudei para o Havaí, Sunset Beach foi a primeira praia que eu quis conhecer. Meu primeiro encontro com o mar de Sunset foi num domingo de junho, o mar estava super-calmo, e eu nadei muito, boiei, chorei de emoção por estar ali, realizando um sonho de criança, vendo a praia que eu idealizei como a praia perfeita. Sunset é simples: no inverno suas ondas famosas lotam de craques da prancha, e no verão crianças nadam tranquilamente no mar calmíssimo com fundo de coral. Mas o nome da praia diz tudo: Sunset tem o pôr-do-sol mais emocionante do planeta. Talvez pelo sonho havaiano, pela fama, pela simplicidade, não sei. Mas Sunset tem seu lugar no meu coração como a praia mais próxima da Praia da Costa da minha infância.

5) Praia do Leão, Fernando de Noronha (PE)
- Todo mundo acha a Praia do Sancho a mais bonita na belíssima ilha de Fernando de Noronha, mas foi a praia do Leão que mais me emocionou, e a que eu considero a mais bonita e interessante de um lugar cheio de tantas outras praias maravilhosas. A pedra do Leão parece proteger aquela praia de personalidade própria, e o banho na água quentinha... ah! que delícia!

Praia do LeaoTartaruga na Praia do Leao
Praia do Leão e sua água maravilhosa, onde algumas tartarugas nascem e vão ao encontro do mar pela primeira vez...

6) Ipanema, Rio de Janeiro (RJ) - Rua Vinícius de Moraes. Ipanema posto 9. Rio 40 graus. Com essas credenciais, pouco mais há para acrescentar. As areias mais famosas, chiques e avançadas do Brasil, quiçá do planeta. Ipanema reflete o Rio em sua face bonita, jovial, alegre, colorida, divertida, desencanada. Ipanema é sempre jovem, como a garota da música que a imortalizou pro mundo. Ipanema é demais.

Garotas de IpanemaIpanema
As garotas de Ipanema com a visão clássica do Dois Irmãos atrás (na realidade, estamos no Arpoador...) e ao lado, uma vista diferente do Posto 9 em Ipanema, de cima do Hotel Everest.

7) Barra do Caí (BA) - No Réveillon do milênio, eu e um grupo de amigos resolvemos enfrentar uma caminhada de 100 km de Prado até Arraial D'Ajuda pelas praias. Se a caminhada teve momentos roubada, teve também o momento da grande descoberta desse recanto maravilhoso da Bahia. A Barra do Caí parece aquelas pinturas de "praia dos sonhos" feita por um artista de rua alemão. Tem uma falésia lindíssima, com tons vermelhos, laranjas e amarelos, tem um mar manso e quentinho, e para completar a perfeição do descanso, é praticamente selvagem num trecho tão explorado - uma raridade. Acampei em cima da falésia, e vi o nascer do sol iluminando vagarosamente o encontro do rio Caí com o mar. Dessas cenas que você nunca mais esquece na vida.

Barra do Cai
Amanhecer na Barra do Caí, uma das grandes descobertas da Costa do Descobrimento.

8) Ulong Channel Beach (Palau) - Recentemente, durante um dos momentos entre-mergulhos em Palau, paramos nessa praia de uma ilhota para almoçar. Foi amor à primeira vista. Que praia! Que água! A areia era tão branca que doía os olhos por causa da reflexão. O mar era tão limpo que dava pra ver muitos metros longe embaixo d'água. O visual das demais ilhas em formato de cogumelo ao redor completava o cenário de paraíso. O Pacífico realmente tem umas jóias escondidas do mais alto quilate...

Ulong BeachMalapascua
Praia de Ulong Channel, a placidez de um recanto escondido de Palau; ao lado, mais um lugar de paz: Malapascua.

9) Malapascua (Filipinas) - Na ilha de Malapascua, fica essa praia de areias brancas e placidez indiscutível. O charme do lugar está nos bangalôs na praia, e principalmente no bar-flutuante, que te dá aquela sensação de férias de verdade. A ilha é de difícil acesso nas Filipinas, mas vale cada minuto que demora para chegar lá. E se não bastasse ser linda, ainda tem excelentes mergulhos por perto, com biodiversidade nota 10. Um dos lugares mais relaxantes e incríveis que já fui na vida.

10) Praia da Sereia, Maceió (AL) - Quando em penso em praia do Nordeste brasileiro, é essa que me vem à cabeça, por motivos altamente pessoais. Aos 15 anos, fiz uma viagem de carro pelo nordeste com meu padrinho, e um dos meus tios não parava de pedir para visitar "a Sereia". Não entendíamos o que era aquilo, mas ele todos os dias repetia a mesma história: que a Sereia era perfeita, que ele estava encantado, etc. Até que chegou o dia em que avistamos a Sereia. A praia era bonita - como todas de Maceió, sem exceção -, mas nada de mais. O fato é que eu gostei do local. Enquanto meu tio falava sem parar da Sereia, já com água até a barriga tentando encostar na estátua dela, eu fiquei viajando na maionese, curtindo o local. Um momento bem especial, de diversão pura e simples, como uma boa ida à praia deve ser.

Pois essas são as minhas escolhas. E as de vocês, quais são? Alguém tem uma dica em especial, uma praia que "precisa" ser visitada?

Lucia Malla agradece de antemão o compartilhamento da dica... :-)

Tudo de bom sempre.

***********

- O site da Associação Desafio está mais uma vez republicando gentilmente um dos posts aqui do blog. Mas me deixaram com uma pulga atrás da orelha: o correto é "esbranquiçamento" ou "branqueamento"? De qualquer forma, obrigada Andrei, pela oportunidade!

Marcadores: , ,