Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

terça-feira, abril 18, 2006

ArteSub.com - o mar em exposição

artesub button
Este blog, como todos já devem ter percebido, não tem apenas uma "dona". Apesar de toda a criação, elocubração, escrita e viagens na maionese de cada post vir integralmente da minha cabecinha de vento, os textos seriam meio "insossos" se não existissem as fotos que o André tira em nossas viagens reais e gentilmente cede para complementar os assuntos mais relevantes. Ele é o participante dos bastidores, o braço direito, dono de uma opinião afiadíssima, da crítica feroz, cética e construtiva dos textos, principalmente é aquele que sugere a foto mais adequada pro tema abordado - algumas vezes discordamos, e nesses casos de discordância, usando uma metodologia quase-científica: cada um argumenta o porquê da preferência, analisamos tese e antítese, e chegamos num acordo, numa síntese. Mas em geral ele está certo sobre a escolha das fotos, afinal é um profissional no assunto. Eu também posto aqui fotos da minha coleção particular, que estão em sua maioria em papel ainda (resquícios dos tempos da máquina a filme...) e são escaneadas. As minhas fotos são preparadas para publicação com o meu nome na marca d'água, e as do André têm a marca d'água dele - é assim que as diferenciamos por essas bandas internéticas.

Pois bem, a partir de hoje as fotos subaquáticas aqui expostas estarão também no site da ArteSub, à espera de todos. Meu blog já está com o tubarão-martelo de estimação que identifica ali do lado o link para a ArteSub, o site do André, onde todos poderão ver o trabalho dele em tamanho maior. Outras fotos desconhecidas da maioria também estão por lá, então vale MUITO a pena dar uma passeada, explorar os links. O enfoque das galerias é nas fotos subaquáticas, sua especialidade, e estão protegidas em seu direito autoral por mecanismos muito mais complexos que os do meu blog, sem perder o belo efeito visual. Há planos de colocar algumas fotos terrestres de viagens, mas por enquanto, o tema único da vida embaixo d'água será mantido. Um porém apenas: o site está em inglês. Mas clicar em fotos é bem intuitivo, uma vez que você chegue nas galerias, e acho que isso não é um grande problema.

Artesub screen shot

Naveguem por lá à vontade. Minha galeria favorita é a de "Sea slugs", que são os nudibrânquios, verminhos coloridos que enfeitam o mar e que eu adoro ficar procurando quando vou mergulhar. Fora os tubarões, é claro. A de natureza abstrata também é muito linda. Ok, eu sou suspeitíssima para falar qualquer coisa, mas eu acho parcialmente que todas as fotos são realmente adoráveis, maravilhosas, muitas delas têm histórias especiais - algumas já contadas aqui no blog - e as fotos do portfolio são aquelas vencedoras de prêmios ou que foram publicadas em revistas, livros, jornais, calendários e afins (a foto de abertura do portfolio foi capa da revista Mergulho de maio/2004, aí no Brasil). O site é também intuitivo para quem quiser comprar uma foto para fazer quadro ou dar de presente. Para quem se interessar no uso de uma foto profissionalmente, é só contactar no email infoARROBAartesubPONTOcom.

O link-botão do tubarão-martelo ficará fixo na barra da direita aqui do blog. Quem quiser colocar em seu sites, entre em contato comigo: cada botão posto permanentemente em outro site, o dono do mesmo ganhará uma foto daqui ou da ArteSub à sua escolha, em formato digital de alta resolução para uso pessoal.

Uma dica Mallística: recomendo especialmente a visita à ArteSub depois de um dia estressante de trabalho, para relaxar um pouco "no fundo do mar virtual". As minhas viagens publicadas aqui com fotos subaquáticas agora ganharam um complemento internético, não é uma maravilha? Divirtam-se.

A gerência do blog agradece de antemão a preferência. ;-)

Tudo de bom sempre.

***************

*Dia 22, neste sábado, é o dia da Terra. Gostaria de convidar todos que estiverem interessados a uma reflexão coletiva sobre nosso planetinha, o que temos feito pela nossa "casa" maior. Quem quiser participar, basta postar algo sobre o tema em seu blog/site - e me avisar que o fez, para podermos agregar todos os links numa página só. Vamos espalhar boas idéias, boas atitudes, de como tratar melhor o lugar em que vivemos. Agradeço desde já a todos que se dispuserem a ajudar da forma que melhor lhe aprouver.

(E se no último minuto você se sentir mais empolgado ainda com a idéia e quiser planejar um evento maior sobre o dia da Terra, instruções interessantes encontrei aqui, em inglês.)

Marcadores: , ,