Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

quarta-feira, dezembro 13, 2006

As novas 7 maravilhas do mundo

Para quem ainda não sabe, as novas 7 maravilhas do mundo estão sendo escolhidas num site, com direito a votação popular e tudo. Haverá até uma cerimônia oficial que anunciará as novas mais votadas 7 maravilhas do mundo moderno, em julho/2007 em Lisboa. Organizado por uma fundação chamada New7Wonders e patrocinada por empresas absolutamente desconhecidas por mim, o New7Wonders tem como objetivo educar as pessoas sobre as jóias arquitetônicas do nosso tempo e mostrar o quanto elas vêm sendo destruídas por nós mesmos. Achei a idéia do site em geral, bacana - apesar de desconhecer a idoneidade de tal fundação e tudo cheirar a uma oportunidade de ouro de lucro. Achei também a idéia da votação bastante democrática. Afinal, voto popular não mente - mas pode ser manipulado, e é aí que mora o perigo.

Desconsidere meu ceticismo científico quanto à empreitada - advindo principalmente do fato que é necessário registrar-se para votar. Imagine, por exemplo, que os chineses conectados votarão em massa na Muralha da China - que é mesmo uma maravilha, e portanto merece o voto. Ou, por exemplo, os americanos votando em massa na Estátua da Liberdade, que, convenhamos, não é lá essas maravilhas - é muito mais simbólica do que uma "gigante da arquitetura" como as maravilhas do mundo antigo o eram. Tenho receio de bairrismos extremados que tirarão o jus de lugares maravilhosos menos conhecidos do público, onde talvez o público esteja menos ligado à internet e nem saiba que tal votação esteja ocorrendo (como na Ilha de Páscoa, talvez). Tenho receio, enfim, daquele voto de ocasião, do turista internético acidental.

Pense bem: quantas pessoas efetivamente visitaram todos os lugares dos 21 concorrentes? Imagino que poucas. E quantas visitaram a Torre Eiffel? Muito mais, com certeza, do que as que visitaram o Timbuktu, no Mali. Entretanto, na hora de votar, as pessoas provavelmente não se preocuparão com isso, e sim com a simbologia ou com os locais que elas conhecem, com os quais estão ligadas emocionalmente. Eu visitei 6 apenas dos lugares listados, e na hora de dar meu voto, me senti toda embananada, numa dúvida cruel sobre qual maravilha escolher dentre as que não visitei - você vota em 7, mas eu no fundo queria deixar 2 das que conhecia de fora, ou seja votar em 3 não-visitadas. Não me sinto confortável dando crédito a um lugar pra mim desconhecido, embora provavelmente impressionante em arquitetura, já que foi finalista. Mas enfim, contradizendo a mim mesma, votei, e fiquei satisfeita com meu voto - a gente se alegra com cada coisa nessa vida... Apesar de tudo, é uma oportunidade divertida e diferente de participação em algo. Fica a sugestão.

Tudo de bom sempre.

Muralha da China
Um voto declarado: a Muralha da China merece todo o hype que existe em torno dela. É uma das maiores obras arquitetônicas da civilização humana, uma construção digna da nossa capacidade cerebral.

*********

UPDATE: O João Carlos deixou em seu comentário um link excelente da Wikipedia sobre as 7 maravilhas do mundo, onde estão marcadas não só as 7 do mundo antigo, como outras diversas (Idade Média, Moderna, Obras de Engenharia...) - incluindo as 7 maravilhas do mundo subaquático!! Dessa lista do mundo azul, conheço Palau - e recomendo, pois é talvez o lugar mais exótico do planeta que visitei. Valeu, João, pelo link!

Marcadores: ,