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segunda-feira, dezembro 11, 2006

Domingo à noite, numa churrascaria na Av. Rebouças

Cação ao molho

Fui jantar numa churrascaria na esquina da João Moura com a Av. Rebouças, em São Paulo, e ao passar pelos pratos quentes, eis que me deparo com um refogado de postas de cação - que é o mesmo que tubarão. Sim, tubarão no menu não é só exclusividade chinesa.

Chamei o maître e conversei educadamente em poucas palavras sobre o problema da pesca do cação. Sei que o maître não tem absolutamente nada a ver com com a compra das postas de cação pela churrascaria, muito menos com a seleção do menu. Principalmente, sei que no fundo é a pressão do mercado consumidor que incentiva o restaurante a cozinhar um prato com tubarão. Ou seja, é porque muitos consomem que ali está; é porque compramos no mercado - o comércio não é ilegal, embora bizarramente a pesca intencional o seja.

Para mudar esse cenário? Começa com uma lei mais rigorosa de fiscalização dos barcos pesqueiros, passa pelo avanço tecnológico das redes para melhor evitar o "bycatch", e termina com a necessidade de melhor educação ambiental nossa, os consumidores. Eu acredito que são as pequenas ações do dia-a-dia que contribuem para, quem sabe, um mundo melhor no futuro.

Da próxima vez que for à peixaria, pergunte despretenciosamente ao pescador de plantão como o cação à mostra veio parar ali. E pergunte por que estão todos curiosamente sem barbatanas (arquivo pdf).

Tudo de bom sempre.

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- Mais uma contribuição minha já está lá no Goitacá: "Presépada coreana".

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