Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

quarta-feira, abril 25, 2007

Pequenas anotações de viagens virtuais 18

1) Notícia vergonhosa: como uma espécie que ocorre e é pescada normalmente no nordeste inteiro, do Maranhão a Bahia, é uma nova espécie de peixe e só agora é descrita pela ciência? Cadê os laboratórios de biologia marinha das universidades nordestinas, darwin-do-céu???

2) O Rafael Lima escreveu uma excelente resenha sobre o livro que conta a trajetória dos criadores do estilo Lonely Planet de viajar. Entrou pra lista imediata de livros-que-eu-ainda-quero-ler-em-2007.

3) Em tempos de Olimpíadas de Beijing, a China vai esconder pra debaixo do tapete todas as suas vergonhas, entre elas a de que são os maiores destruidores das populações de tubarões do mundo. (Via Wetpixel)

4) E já que o assunto é tubarão, nada melhor que um grito de esperança para esse grupo como o dado por essa reportagem da National Geographic.

5) O Márcio escreve um blog também fotográfico muito bonito - com um contexto mais urbano e fotojornalístico. Escreveu recentemente sobre a decisão de ser fotógrafo - como largou uma carreira numa empresa para dar asas à imaginação com uma lente na mão. Vale a visita.

6) Falando em fotos, a galeria de Paul Nicklen, fotógrafo da National Geographic e 4 vezes vencedor do BBC Wildlife Photographer of the Year, é simplesmente inacreditável. As fotos de aurora boreal e as brincadeiras com a câmera e a luz no Ártico são deslumbrantes, e mostram a mão de um artista nota 10. Os olhos ficam mais felizes depois de passear por tão belas imagens... (Via Nemo Nox)

7) A primeira mulher de todos os tempos a receber um visto de "turista independente" para o Reino da Arábia Saudita escreve posts para o excelente blog do Lonely Planet. Frances Linzee Gordon é enviada deles à península, e conta algumas de suas histórias, contrastes, questões e afins. Interessantíssimo.

8) Mais um post curto que define o problema da imprensa - e de alguns cientistas. O João sabe o que fala.

9) Um blog para aqueles que, como eu, se interessam pelos mistérios do fundo do mar: Deep Sea News. Escrito por dois pesquisadores, traz informações sobre esse universo tão "inatingível". Mergulhe nele.

10) Eis que finalmente os brasileiros terão um passaporte mais moderno. A taxa de emissão é salgada, em minha opinião, mas as novas cores compensam. Já quero renovar o meu! Mas... pra que destino eu vou? Oh, dúvida cruel...

11) (Alerta: nerdismo adiante!!) Esse post do Palazzo me deu saudade dos tempos de nonsense mediated decay...(Nerdismo finalizado, câmbio desligo.)

12) Dia 22 de abril foi o dia da Terra. Ano passado, fizemos uma blogagem coletiva maravilhosa, onde muitas perspectivas interessantes foram colocadas - sugiro relerem os posts participantes, muito interessantes. Esse ano, infelizmente fiz uma pequena viagem e estava isolada sem telefone ou internet naquele dia - aos curiosos, fica a dica de que estava dentro de uma floresta, com uns animais raríssimos que vivem no Brasil. Mas a festa pelo nosso planeta não foi esquecida, e aconteceu no Faça a sua parte. Assim que voltar a minha "base", pretendo registrar minha participação. Afinal, antes tarde do que nunca pelo planeta...

13) Tudo de bom sempre.

Marcadores: