Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

quarta-feira, maio 16, 2007

Como deixar uma Malla vermelha

thinking

Basta eu me afastar por 4 dias da internet, e essas meninas queridas aprontam comigo e eu fico assim, com a bochecha da cor de hidrante. As duas carinhosamente me indicaram pro Thinking Blogger Award, uma premiação pessoal dada aos blogs que te fazem pensar. Saber que o que eu escrevo aqui, nessa fronteira virtual, efetivamente traz idéias e informações aos viajantes que por aqui passam é de uma alegria para mim sem fim. Obrigada mesmo do fundo do coração pelas palavras tocantes, Cris e Liliana. You both rock as well!

Mas a brincadeira dessa premiação memética é que eu, uma vez premiada, devo agora indicar quais os 5 blogs (que limitação!) que me fazem pensar também, e essa é a parte mais difícil pra mim, porque são muitos, e eu fatalmente deixarei alguém fundamental de fora. Por exemplo, eu listaria quase todos os membros do Scienceblogs, porque eu leio intensamente o portal deles, digiro e realmente penso a cada novo post dos meus favoritos de lá. Mas não quero nomear blogs estrangeiros, dessa vez. Por isso, como a Denise (que, aliás, merece essa indicação umas 10 vezes pela importância do seu Síndrome de Estocolmo para a blogosfera, ponto de discussão e diversão em doses certas), prefiro fazer uma lista de blogs "pensantes" de brasileiros que são injustamente pouco citados por mim, compartilhando essas esquinas virtuais tão valiosas. Eis os blogs que me fazem pensar:

1) O Dragão da Garagem - o Widson desvenda pseudociência com muita propriedade e embasamento em seu blog. Uma pena que ele demore para atualizar, mas cada vez que isso acontece, eu corro pra ler, porque sei que ele vai mostrar um ponto-de-vista interessante. Entre os blogs de ciência, é um dos meus favoritos. Mas como anda sem post novo ultimamente, não perca a visita: leia os arquivos, que são recheados de bons posts.

2) Transitórios - as aventuras e aprendizagens de Clarisse, uma defensora do transporte ciclístico, na Namíbia. Um dos meus blogs favoritos of all times, porque conta desse país que eu sonho imensamente conhecer um dia. A Clarisse recebeu a visita da cegonha recentemente, e agora seu blog se equilibra entre posts de futura mamãe e posts sobre a realidade da África. Um primor. Ah, e o post "The idea" é um must-read do blog dela, daqueles que realmente te fazem pensar.

3) Vidas e Imagens - o ex-Homem-Baile Ricardo Monteiro rege esse magnífico (e único!) projeto fotográfico-antropológico-cultural sobre brasileiros. Os posts são entrevistas simples com pessoas comuns, vivendo vidas comuns e compartilhando sonhos comuns - e de tão comuns eles terminam revelando um Brasil que boa parte dos brasileiros não presta atenção, cheio de nuances, problemas e soluções que te fundem a cuca com tantas inesperadas conclusões. Ou seja, um blog incomum, feito para quem se sensibiliza com a vida humana nesse país. Ricardo está de parabéns pela idéia, uma das grandes adições da blogosfera brasileira.

4) Viaje na viagem - Como não citar Ricardo Freire, o turista profissional que me faz sempre pensar na próxima viagem (e adicionar um novo roteiro a minha já imensa lista)? O blog dele é merecidamente visitadíssimo, com informações precisas e descoladas sobre os mais diferentes destinos; um verdadeiro guia de viagens que me faz ativar os neurônios andarilhos. Ah, e a caixa de comentários é muito interativa também, cheia de boas dicas. Pensou em viajar, passe pelo Ricardo Freire para sapear uma barbada única: é a minha dica pessoal.

5) Pras cabeças - eu até me envergonho de citar tão pouco o Dr. Cláudio aqui no meu blog (não consigo chamá-lo só de Cláudio, já desisiti de tentar). O "Pras cabeças" é um desses blogs que acrescentam um ponto-de-vista lateral a qualquer assunto, e o responsável por essa delícia é o dom intrínseco que o Dr. Cláudio tem de fazer a gente pensar pelo viés da psiquiatria. Aliás, discutir sobre a mente pensante é com ele mesmo: deite no divã sem medo.

Aos meus queridos premiados, obrigada por me oferecerem ótimos momentos de leitura e longa-vida aos seus respectivos blogs. :)

Tudo de bom sempre.

***********

UPDATE:
O querido Doni também quis me deixar cor de hidrante com palavras pra lá de gentis... Muito obrigada por lembrar dessa ecomalla!

Marcadores: ,