Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

domingo, junho 03, 2007

Semana do Meio Ambiente 2007

Hoje começa a Semana do Meio Ambiente de 2007, o Ano Internacional dos Polos.

O dia do Meio Ambiente é nesta terça-feira, 05 de junho, uma data escolhida em 1972 pela Organização das Nações Unidas para celebrar o ambiente e trazer à sociedade uma reflexão sobre os problemas que afetam ecologicamente o planeta. A cada ano, uma cidade é escolhida para ser a hospedeira de festejos especiais promovidos pela UNEP, o órgão da ONU que trata das questões ambientais. Neste ano de 2007, a cidade de Tromsø, na Noruega, foi a escolhida, por sua proximidade com o Círculo Polar Ártico. E são sobre os continentes gelados que a ONU quer que as pessoas reflitam nessa data.

Nesse ano, o tema da Semana do Meio Ambiente é "Melting Ice - a Hot Topic?", ou traduzindo, "Gelo derretendo - um assunto quente?" Vivemos na era do aquecimento global, e esse é o hot topic do dia. Conscientizar sobre esse problema geral do nosso planetinha azul é uma tarefa de todos, e nada melhor que uma data definida para que pairemos e analisemos o grande cenário. O fato do tema ser uma pergunta - e não uma frase afirmativa, como na maioria dos anos anteriores - traz embutida, a meu ver, a necessidade de questionamento constante sobre como estão vivendo as populações humanas e ecossistemas de áreas próximas aos polos, que vêm assistindo o derretimento de seus arredores em índices alarmantes.

Refletir sobre as mudanças climáticas principalmente nas geleiras do Ártico e do Antártico pode parecer uma idéia distante da realidade nossa de cada dia, mas precisamos lembrar que as consequências desse problema localizado são GLOBAIS. Pode não haver efeitos imediatos aqui, mas a longo-prazo, não sabemos como um mundo com menor massa de gelo pode funcionar - e principalmente, se a espécie humana consegue se adaptar às mudanças. Provavelmente desastrosas. Haverá tempo para surgimento de novas tecnologias que consigam amenizar nossa estadia no planeta depois de tanta escolhas mal-feitas por séculos e séculos? Precisamos também lembrar que são muitos dos nossos confortos e (maus) hábitos ambientais do dia-a-dia que vêm contribuindo para o aquecimento do planeta - ou seja, já contribuímos de forma indireta para o afundamento completo de um ecossistema rico e para a geração de refugiados ambientais - que um dia, podem ser nós mesmos. Um evento em cadeia de complicações climáticas cujas consequências começam com os habitantes de Tromsø e podem terminar na sua casa, se não houver mudança de atitude.

É isso que queremos, um mundo hostil à presença humana? O que podemos fazer para evitar esse cenário globalmente? Pense nisso na próxima terça, 5 de junho de 2007. A data convida.

Que tudo no futuro seja melhor aos polos do mundo - e às vidas envolvidas no processo.

(Postado também no Faça a sua parte.)

Marcadores: , , ,