Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

sábado, agosto 11, 2007

Pequenas anotações de viagens virtuais 21

Não, eu não estou saudosa de Boston. Meus amigos sabem o quanto eu passei frio por lá, o quanto chorei e xinguei aquela neve toda, e eu não nego que não gostaria de voltar a morar lá. Visitar, sim, porque Boston é uma cidade vibrante, mas morar, I really don't want to. Mas depois de ler um post pondo Jamaica Plain, o bairro onde vivi por quase 2 anos, como um exemplo para o futuro em matéria de organização da comunidade e de proteção ambiental, confesso que fiquei com vontade de pegar o ônibus 39, voltar lá e dar um hello básico pro mercado orgânico que ficava perto de casa e pros artistas de rua. Apesar dos índices de criminalidade não serem lá essas maravilhas, Jamaica Plain tinha realmente um vibe diferente de se viver. Só indo lá pra sentir. E me deu, de tabela, saudade da JPLicks. :)

*******************

Peter Rost foi entrevistado pela Época. Para quem não se lembra dele, é o senhor que foi presidente de uma grande empresa farmacêutica e, depois de ser mandado embora porque discordara de um esquema de evasão de impostos, resolveu abrir o bico de todas as picaretagens que ocorrem na indústria. Hoje ele é escritor, e seu best-seller "The Whistlebower" é leitura obrigatória para quem lida na área biomédica. Além disso, continua alfinetando as farmacêuticas diariamente em seu blog, visitadíssimo e comentadíssimo na farmablogosfera, onde até festa online rola. O homem é fogo na roupa e vale muito ler o que ele tem a falar na Época.

****************

Esses meus amigos de faculdade são muito chiques... Fabiano Melo, vulgo "Bião DOS", meu co(m)panheiro de PET e Leão, virou presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia. E deu uma entrevista supimpa na revista da FAPESP! Muito 10! Bião, você sabe que eu estou sempre torcendo por você e pelos seus macacos maravilhosos. Parabéns pelo feito!

*****************

Eu sei que na atual conjuntura mundial, China e Taiwan não se dão muito bem... mas parece que a economia vem falando mais alto e "Chaiwan" já é um jargão entre os manufatureiros de plantão. Será o início para a aceitação chinesa da soberania taiwanesa? Sonhar não custa nada.

*****************

Na Coréia do Sul, será construída a primeira "rodovia inteligente". A rodovia terá inclusive pavimentação especial para detectar problemas de manutenção, acidentes e afins. Quando uma destas chegará ao Brasil?

*****************

Mais infra-estrutura - Enquanto no Brasil se discute infinitamente a construção de um terceiro terminal de passageiros no aeroporto de Guarulhos (e sabe-se lá quando essa obra vai sair efetivamente), no Aeroporto Internacional de Doha, no Qatar, há um terminal inteiro só para passageiros de primeira classe e classe executiva. Apenas lembrando, o aeroporto de Doha recebe em média 12 milhões de passageiros por ano, sendo que Guarulhos recebe 17 milhões e Congonhas, antes da tragédia da TAM, 15 milhões, pelos dados da página da InfraZero. (Via Gadling)

****************

O problema da invasão de espécies em um ecossistema que me é muito querido: o lago das Águas-vivas, em Palau, onde uma anêmona que provavelmente veio com algum turista sem querer, está tirando o sono dos políticos - afinal o lago é a principal atração do país, que depende do turismo para sobreviver. Para quem não se lembra, eu contei um pouco da história deste lago no início do ano passado, quando lá estive.

****************

A agência americana que regulamenta as atividades pesqueiras acaba de lançar um website com dicas ecológicas sobre os principais tipos de peixes e frutos do mar que nós consumimos. Uma ótima dica para escolhermos conscientemente o que comprar na peixaria.

****************

Eu adoro Ewan McGregor. Não só porque ele fez "A Ilha" e "Trainspotting", mas também por causa de seu estilo pouco hollywoodiano de viver a vida. Que outro ator famoso larga tudo para sair on the road in a motorcycle? Fun, fun, fun!!

***************

Alerta: nerdismo adiante! O sempre fantástico Carl Zimmer deu vivas à criatividade blogueira e começou a juntar em seu álbum no flickr fotos de tatuagens científicas - ou seja, tatuagens que as pessoas fazem com tópicos de ciência em seus corpos, ou por trabalharem com aquilo, ou por gostarem da temática (ou ambos). Se você tem uma tatuagem científica, pode enviar pra ele também. A minha predileta até agora é essa aqui, muito pela história da tatuagem. Agora tatuar a tabela periódica no braço é demais pro meu ecossistema! Tem que gostar muito mesmo...

****************

Um artigo recém-publicado mostra que açúcar é mais viciante que cocaína - em outras palavras, tem mais capacidade de aliviar um desejo cerebral e gerar uma recompensa prazeirosa pro seu organismo. Pelo menos em ratos de laboratório isso foi comprovado. Assustador, sem dúvida. (Via A blog around the clock)

*****************

Um dos meus filmes prediletos na adolescência foi "Na Montanha dos Gorilas", que contava a história da bióloga Dian Fossey. Apesar dela ter dado literalmente sua vida na defesa dos animais, parece que mais uma vez os gorilas pedem socorro. Se até a UNESCO já está preocupada, não deveríamos estar também?

Curiosidade: a última frase no diário de Dian Fossey antes de ser assassinada foi
“When you realize the value of all life, you dwell less on what is past and concentrate more on the preservation of the future.”


Para pensar, não? Principalmente depois da deprimente notícia de que o golfinho do Yangtze na China foi oficialmente declarado extinto.

******************

Tudo de bom sempre.

Marcadores: