Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

terça-feira, setembro 04, 2007

Viajando pelo MSN: Marmota

Estou inaugurando uma brincadeira/semi-idéia que tive há pouco tempo, neste caso totalmente colada do Gadling: a de fazer entrevistas com alguns amigos sobre (adivinhem?) viagens. Bater um papo com conhecidos, que revelem um pouco mais sobre cada um. O Gadling faz com os blogueiros que lá participam; eu faria com quem eu quisesse. A regra é simples: feita via MSN (ou email, para quem eu não tenho adicionado ao meu MSN), tem um corpo básico de perguntas, mas que não preponderam sobre a premissa de deixar o papo fluir - e se cair pra uma viagem na maionese total, que assim o seja. Meu amigo Marmota topou ser cobaia da primeira entrevista, e o resultado saiu mais ou menos assim:

Marmota

- Você se considera mais ecoturista ou é mais adepto aos passeios urbanos?

Marmota: Bom, eu estou acostumado a passeios urbanos, claro... Se for contar todas as viagens que fiz, a maioria sem dúvida alguma contaram com um mínimo de conforto, sabe? Mas já acampei algumas vezes, longe de infra-estrutura, e até me adaptei numa boa.

- Qual foi sua viagem inesquecível? Por quê?

Marmota: Resposta curta: a última, sempre! Resposta longa: Europa, outubro de 2004, ao lado de dois amigos, Lello e Luciana. Foi inesquecível porque surgiu despretensiosamente, em um bate-papo beirando à fossa, em fevereiro daquele ano. Tava todo mundo tão pra baixo que, naturalmente, surgiu uma idéia:

"- Que tal uma viagem?
- Ah, pode ser. Que tal Buenos Aires?
- E que tal Europa? - disse um deles

Eu juro que duvidava daquilo, acreditava realmente que a viagem não ia sair de jeito algum. Tinha tanta certeza que fiz uma aposta: "se esse passeio rolar, eu pago um jantar pra vocês dois, em Paris".

- E pagou?

Marmota: O jantar foi pago na noite do dia 22 de outubro, no Bistrot Romain, perto dos Boulevares, em Paris. Custou uns cento e poucos euros. Mas tava bom,viu?

- Imagino!

Marmota: Naquele mês, separamos 20 dias pra visitar sete cidades: Porto, Lisboa, Madri, Barcelona, Paris, Veneza e Roma.

- E qual foi a pior viagem que fez? Por quê?

Marmota: Puxa, uma roubada... Roubadas eu costumo esquecer. Acho que as piores roubadas que já me meti viajando foram decisões entre amigos envolvendo litoral sul paulista e algum feriado prolongado. Daqueles que a maior lembrança é a fila do pedágio. É quando a gente se pergunta "por que diabos estamos aqui".

- Credo.

Marmota: ... pior que já fiz isso algumas vezes... :P

- Qual a comida mais exótica/ estranha que já comeu numa viagem?


Marmota: Ah, não costumo ter essas frescuras, não. Pelo contrário, acho que isso faz parte do passeio! Quando estive na Alemanha, em 2005, eu simplesmente ignorava o fato de não entender alguns itens do cardápio e pedia, sem constrangimento. Depois comia, numa boa! Se bem que, na Alemanha, é fácil. Normalmente é salsicha e batata. Ah, lembrei de um caso. E nem foi longe: Buenos Aires.

- O que aconteceu lá?

Marmota: Fui com dois amigos, o Narazaki e o Sakate, a uma churrascaria rodízio. Chamava-se Rodizio. Original, né? O esquema era o de sempre: vinha uma empanada, depois abria o buffet de saladas, e antes da sobremesa vinha aquele desfile de carnes argentinas. Eu, que adoro um churrasco, peguei de tudo. A questão é que um deles não era muito afeito a carnes muito gordas... De repente, veio costela de cordeiro. Tinha até carne e osso naquele pedaço de gordura.

- Urgh! Meu fígado dói só de pensar...

Marmota: Naquela noite descobri ainda que eles têm um corte "nobre", que parece vindo da garganta do animal. Carne de goela!

- Você tem alguma mania ao viajar? Tipo colecionar fotos de orelhões, beijar o chão ao chegar, etc.?

Marmota: Comprar cartões postais! É o meu souvenir, sempre. Eu não dou bola quando perco um passeio considerado imperdível, ou alguma oferta... mas já fiquei triste por ter esquecido postais numa mesa de restaurante.... :P

- Qual o souvenir mais exótico que já trouxe de algum lugar?

Hmmmmm... Puxa, difícil essa. Lembrei de um souvenir perdulário, daqueles que eu jamais compraria de novo: uma mágica imbecil envolvendo moedinhas, logo depois de um japonês em Paris ter me convencido de que era engraçadinha. No fim, a mágica dele foi ter tirado alguns euros do meu bolso... :P

Mas normalmente, só trago souvenir clichê...

- Uma dica sua especial:

Marmota: Uma dica? Pra passear? Florianópolis!
Vá de carro, ou arrume um lá, e tire uma semana para constatar a diferença entre alguns pontos da ilha, especialmente as praias sossegadas do sul com o agito efervescente do norte.

- E a próxima viagem é para...

Marmota: Europa, "parte dois"! Na verdade, seria "parte três". Mas como a viagem que fiz pra Alemanha em 2005 teve origem profissional, não conto como "férias"...

- Ah, conta sim, vai!

Marmota: Serão outras sete cidades. Algumas, revival total. Amsterdã, Copenhague, Estocolmo, Praga, Atenas, Paris e Colônia

- Você vai amar!!

Marmota: Tomara!!! Ah, mas eu estou bem entusiasmado, já!

- Então boa viagem!


Marmota: Obrigado!!!

***********

Que tal? Será que dá pra continuar com outras entrevistas? O que vocês acham que precisa melhorar?

***********

UPDATE: Coincidentemente, hoje é aniversário de 5 anos do blog do Marmota, e ele está lá em Amsterdam, comemorando a data! Parabéns a ele!!!!

Marcadores: ,