Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

terça-feira, outubro 23, 2007

Consenso sobre os recifes de corais do mundo

A Universidade de Queensland, na Austrália, publicou hoje um documento chamado "Declaração de consenso sobre o futuro dos recifes de corais". Compilado por mais de 50 cientistas do Centro de Excelência em Estudos de Recifes de Corais, traz uma imagem nada bonita da situação dos mares do mundo. Entre os diversos tópicos citados, muitos infelizmente de difícil realização na atual conjuntura da humanidade. Destaco aqui os tópicos que mais me chamaram a atenção (tradução livre minha):

- Conclamamos a sociedade e os governos a diminuírem substancial e imediatamente as emissões dos gases de efeito estufa. Sem essas reduções, o dano decorrente do aquecimento global sobre os recifes de corais será em breve irreversível.

- Mudanças climáticas, pesca em escala industrial e poluição continuam a causar declínios elevados e rápidos na abundância das espécies de recifes de corais e mudanças globais no mesmo ecossistema. Mesmo recifes bem-monitorados e remotos estão correndo perigo com as mudanças climáticas.

- A megafauna dos recifes de corais (e.g. tubarões, tartarugas e peixes-boi) continuam a desaparecer rapidamente, e estão ecologicamente extintas na maioria dos recifes do mundo. Pesca comercial e o mercado dessas espécies deve ser banido para permitir a recuperação dos estoques.

- O mundo tem uma janela de oportunidade para salvar os recifes de corais da destruição causada pelas mudanças climáticas. Redução global substancial das emissões de gases de efeito estufa devem ser iniciadas imediatamente, não daqui a 10, 20 ou 50 anos.

- A ação local pode ajudar a reconstruir os recifes de corais e promover sua recuperação. É extremamente importante que evitemos os booms de algas nos recifes, reduzindo a descarga de sedimentos e protegendo os estoques de peixes herbívoros.

Leia o resto do consenso aqui. E faça a sua parte pelo mar, esse tesouro tão ameaçado por nós humanos.

Tudo de bom sempre aos recifes de corais do mundo.

Coral reef

*Notícia via Blue Beyond e postada também no Faça a sua parte.

Marcadores: , ,