Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

quinta-feira, outubro 25, 2007

Melhores blogs de ciência

A The Scientist perguntou em setembro: quais são seus blogs favoritos de ciência? Claro, em inglês. E eu, que adoro dar pitacos nessas listas randômicas, resolvi dizer aqui quais são os meus prediletos.

São muitos, essa é a realidade. A qualidade da blogosfera em inglês é assustadora - ao ponto de já haver regras da National Library of Medicine sobre como citar apropriadamente blogs em artigos científicos. É difícil escolher, porque são muitos blogs excelentes, nos mais variados temas da ciência. Mas é claro, há os blogs que, além de bons, são os que eu mais me identifico - não por acaso eles estão, em sua maioria, no meu blogroll. Mesmo assim, repito: é difícil fazer essa lista; vai deixar muita gente muito boa de fora, inevitavelmente. Mas aí vão os que em minha opinião são os melhores blogs de ciência em língua inglesa e o por quê de eu os considerar assim (o número NÃO indica a ordem do meu gostar):

1) Pharyngula - Impossível não citar o blog do PZMyers. Ame-o ou odeie-o (alguém consegue odiá-lo?), é indispensável, dado o conteúdo discutido. Atenção especial aos riquíssimos posts de evolução e desenvolvimento embrionário (o "evo-devo"). O maior mérito? Em minha opinião, foi ter popularizado um grupo de seres vivos até então esquecido, os cefalópodes. Não há entre blogueiros americanos de ciência hoje quem veja algo sobre polvo ou lula e não lembre/pense/envie por email pro PZMyers.

2) Real Climate - O tema é árduo, duríssimo: clima e principalmente, as mudanças que temos presenciado no mesmo. A caixa de comentários é de alto nível, com discussões muitas vezes típicas de congressos científicos internacionais. Escrito por um grupo de pesquisadores de diferentes instituições dos EUA (incluindo NASA e Universidade de Chicago), são a minha primeira escolha quando leio algo que não entendo sobre clima: "O que será que o Real Climate tem a dizer sobre isso?" Vou no search deles e inevitavelmente acho algo muito bem escrito e colocado sobre o que estou procurando. O maior mérito: divulgar a ciência do clima de forma entendível aos demais leigos. (O meu "entendível" pode requerer nesse caso um pouco de base de química e física, mas não se assuste.)

3) Respectful Insolence - "Orac knows." Esse era o tagline quase-messiânico do melhor blog sobre biomedicina quando ainda estava hospedado no blogspot. Ele se mudou para o super-portal dos ScienceBlogs, e a qualidade só melhorou: Orac still knows - a lot. O blog é muito voltado para questões de câncer, já que Orac, pseudônimo do médico que escreve o blog, é um cirurgião oncologista. Mas interessantemente o maior mérito do blog, em minha opinião, são os "Friday dose of Woo", posts publicados às sextas-feiras que desbancam "pérolas" da pseudociência. Com essa seção, Orac faz um bem à humanidade e fornece doses maciças de risadas científicas para mim toda sexta. Isso já vale a visita.

4) Deep Sea News - Escrito por 2 biólogos marinhos, o blog é focado primordialmente em toda e qualquer informação relacionada ao mar - o que, de cara, já me encanta. É muito bem-escrito, há vários posts com novidades que você não lê nos jornais, e as fontes linkadas são escolhidas a dedo, com muita qualidade. Falar do mar é, para mim, o maior mérito - precisa de mais?

5) Living the Scientific Life (Scientist, interrupted) - Foi um dos primeiros blogs de ciência que eu comecei a acompanhar nos idos de 2004, quando a Grrrl Scientist ainda "morava" no blogspot. Desde então, o blog só melhorou. Ela faz muitas resenhas de livros, é fã incondicional de Harry Potter, e é também especialista em aves (publica todas as segundas o excelente "Birds in the News", uma espécie de resumo das notícias sobre passarinhos em voga pelo mundo). Tem transtorno bipolar grave, e por conta disso, ficou "ausente" da blogosfera um tempo, o que gerou preocupações inúmeras da parte de seus leitores. Depois soubemos a triste razão: ela infelizmente tentara o suicídio, durante umas das crises de bipolaridade. Mas cientista de verdade que é, não satisfeita com as mazelas do tratamento oferecido, blogou de dentro do hospital psiquiátrico informando ao mundo como são (mal)tratados os pacientes com patologias psíquicas e quais as opções de tratamento que lhe eram oferecidas, com detalhes bioquímicos pra lá de interessantes. O maior mérito, entretanto, para mim, é a forma precisa, concisa e amável como ela escreve: de deixar muito jornalista de queixo caído.

6) The Biotech Weblog - As descobertas científicas em todos os campos, mas com grande ênfase na biomedicina. Principalmente, trabalhos vindos das indústrias de biotecnologia, com explicações simples e diretas. O mérito do blog: ser claro e mostrar descobertas interessantes que ficaram à margem da grande mídia.

7) Pharmalot - Absolutamente tudo sobre indústria farmacêutica. De tendências no mercado de ações aos burburinhos das novas descobertas científicas às fofocas jurídicas dentro da indústria. Embora seja um blog mais de informações e notícias, a ciência que chega de tabela vale muito a visita. Só falta em minha opinião um pouco de humor - mas para isso já existe o Pharmagossip, é claro. Maior mérito do Pharmalot: as notícias dos bastidores da indústria. São decisões que a gente nem imagina como são tomadas, expostas sem dó nem piedade. Lindo.

8) The Loom - O que dizer do Carl Zimmer? Além de finíssimo em seu blog, ele tem a melhor escrita de divulgação científica do planeta - não é exagero, ele é o melhor jornalista atuando nessa área no momento, e não por acaso colabora em grandes redações, como NYTimes. Seu blog é um primor, típico de uma pessoa que leva a vida com garra e vontade de melhorar, sempre, e sem perder o bom humor - quem imaginaria que ele se tornaria o grande organizador das fotos de tatuagens científicas da blogosfera? Eu adoro o Zimmer. O maior mérito do blog dele? Os posts grandes sobre qualquer tema científico, que são tão bem escritos que dá vontade de levantar do teclado e aplaudir de pé.


Na blogosfera de língua portuguesa, há bons blogs de ciência também, mas ainda muito longe de terem a força e o dinamismo que a blogosfera inglesa tem - e isso a meu ver vem muito em decorrência do volume de blogs/cientistas ou profissionais ligados à ciência blogando, que aqui no Brasil é ainda bem pequeno. Todos meus companheiros de Roda de Ciência são ultra-competentes e têm bons blogs, e boa parte dos que leio em português vêm do blogroll de lá. Percebo um padrão também interessante: a blogosfera científica de Portugal é mais organizada, rica e "viva" que a brasileira - organizou-se inclusive um portal de divulgação de blogs científicos, que é linkado pela maioria dos blogs lusos. Aqui no Brasil, portanto, precisamos melhorar muito ainda.

Na minha lista de melhores blogs de ciência em português, não incluirei o Roda de Ciência, onde também colaboro, pois não quero me auto-indicar dessa forma - embora goste muito da interação que o Roda gera. Eis então meus prediletos em português (o número NÃO indica a ordem do meu gostar):


1) Cais de Gaia - "Ciência com vista para o Douro." O Caio discute detalhes zoológicos de uma forma intocável. Os bichos mais estranhos passam pelos posts dele, e o blog é uma caixa sem fundo de surpresas. O maior mérito são para mim os posts onde ele disseca a informação dos diferentes fósseis de forma clara. Um brinco.

2) O Dragão da garagem - O blog do Widson padece da falta de atualização, mas se você olhar nos arquivos, verá que ele é um inconteste arrasador da pseudociência, fazendo em minha opinião o papel de "Orac e sua dose de woo" da blogosfera brasileira. A série em que ele desvenda o filme "What the bleep do we know?" é um clássico, simplesmente imperdível.

3) Ciência e Idéias - A Maria "comanda" um time de colaboradores num blog que traz boas discussões sobre as novidades da ciência e pérolas que ela descobre pela rede. Ela também está por trás do "Café com ciência" que a Fapesp organiza uma vez por mês: é gente que faz. O maior mérito são os posts sucintos, com linguagem de quem entende de divulgação científica de verdade.

4) Chi vó, non pó - O João presta um serviço aos físicos de plantão: ele traduz por diversão as edições do Physics News Update, o boletim de notícias do Instituto Americano de Física. Facilita a vida de muito estudante por aí, provavelmente. Além disso, seus posts têm um tom inteligente sem deixar de ser engraçado, sempre com a visão de outsider da ciência que faz falta ao meio. Esse, aliás, é o mérito do blog: o estar fora da ciência, discutindo por prazer a dita cuja. Parabéns ao João.

5) Por dentro da ciência - O Adílson poderia atualizar com mais frequência seu blog, porque ele é tão bom... infelizmente sofre da mesma patologia bloguística do Widson aí em cima. Mas os arquivos mostram o quão antenado com a física e o mundo seu blog é. Vale a visita, e em minha opinião seu mérito é o texto do Adílson, que é leve e fluido, num assunto tão árduo.

6) Caminhos do conhecimento - é meio que um linkfest de ciência, com posts curtos que redirecionam para outros sites com notícias/curiosidades/bizarrices interessantes da ciência. Como (quase) todo blog de links em minha opinião, a caixa de comentários não é visitada como deveria. Mas seu mérito é o garimpo precioso que a Rita faz, sem dúvida.

7) De Rerum Natura - blog coletivo de pesquisadores portugueses, com posts bons em todas as áreas científicas, de astronomia a filosofia da ciência. A escrita é fluida, e os posts são muito agradáveis e diversos, sendo esse seu maior mérito.

8) Você que é biólogo - Posts bem pessoais sobre a vida de biólogo e professor e divulgador da ciência por todos os poros. O arquivo, embora não-frequente, mostra que o blog existe desde 2002, o que o coloca entre os pioneiros da blogosfera brasuca. O mérito do blog está na sua maneira pessoal, no quanto a gente se aproxima do Mauro quando ele escreve. Eu adoro.


Eis minha lista. E eu pergunto agora aos que me visitam aqui: quais são os seus blogs preferidos de ciência?

Tudo de ciência sempre.

Marcadores: ,