Uma Malla pelo mundo Interney.net/blogs/malla

quarta-feira, novembro 28, 2007

Pequenas anotações de viagens virtuais 24

1) Dubai como futura meca do uso de energia sustentável? Quem sabe... A Nova Zelândia como primeiro país neutro em carbono? Quem sabe...


2) Eu estava procurando a identificação dessa planta aí embaixo:

Flor-mamiraua

...e caí numa página sobre uma família vegetal que tem o banner mais fofo da web botânica! Também achei um herbário virtual de espécies dos Andes e da Amazônia que vale a pena guardar como referência para os biólogos necessitados de elucidações botânicas.


3) O Pacífico está sendo dividido "na surdina"? Ou ele já é dividido? Um texto que traz uma perspectiva cruel da situação da Polinésia, Micronésia e Melanésia. Eu já comentei aqui sobre o desastre americano das Ilhas Marshall e a confusão entre Japão e EUA em Palau. O artigo dá outros exemplos mais sinistros ainda, como as surrealidades diplomáticas de viagens aéreas por aquelas bandas, que são essenciais para a integração da região. Artigo imperdível aos que curtem política estratégica internacional.


4) Eu tenho grande admiração pela Angelina Jolie. Já assisti a uma entrevista dela na televisão que me fez chorar, tamanha a força da experiência de vida e de ajuda humanitária que ela tem. Em uma recente entrevista pro Der Spiegel, ela se mostra uma das atrizes mais lúcidas do mundo artístico atual, falando sobre política, filhos e principalmente, a vida nômade que leva - e que eu acho simplesmente o máximo. A entrevista é imperdível e destaco dois trechos:

"It takes more courage to actually learn about an issue or maybe go to Washington and try to push for a change in a law, because it makes you nervous and it matters so much. It doesn't take courage to drink too much and be wild or jump around. That doesn't take any kind of boldness, just riding a motorcycle or whatever the idea of being tough is. Tough is having four kids. Tough is committing to life and being disciplined."

"It's a nomadic life, and I think that that's a great life. I'm excited when we take our kids to a new country and they don't just immediately look for the comforts of home. They blend into that country. (...) Send them to any place in the world and they won't be scared. They'll just feel like they can make friends there."

Palmas a Angelina Jolie, que se não é levada a sério pela crítica de cinema, pelo menos na vida pessoal faz a sua parte por um mundo melhor, de forma prática e sem choramingos.


5) Não interessa para onde você viaje, em qualquer lugar é importante tentar ser um turista responsável - e agradável.


6) O Caio deu a dica numa caixa de comentário aqui no blog que tinha visitado o sul da Índia e blogado isso em agosto, na série chamada "Em Nilgiris em busca de chá" - e eu tinha perdido. Fui ler e recuperar a perda, e convoco todos a fazerem o mesmo. A região parece encantadora - e os macacos negros mais ainda. Mas caí mesmo de amores foi pelo veado sarapintado. Que fofo!


7) Como seria a península coreana sem as tropas americanas por lá: um exercício de futurologia interessante.


8) O Thiago Montini publicou lá no Goitacá algo que eu achei incrível: a foto da maior piscina do mundo, no Chile, com 1 km de extensão! Fica num resort de frente pra praia, o que parece uma incoerência - mas dado o frio do Pacífico por aquelas bandas, imagino que faça sentido ter tamanha piscina. Bizarrice adorável pro Guiness.


9) Ver um tubarão-baleia embaixo d'água já é uma sorte de poucos. Albino, então, é mais sorte que ganhar na loteria 7 vezes seguidas. Lindíssimo!


10) Super-Edney deu o toque: tem projeto novo de viagem no Interney. Foreigners é uma proposta interessante de 7 livros virtuais sobre um dos meus temas prediletos de divagação: sentir-se estrangeira sempre. 7 autores de diferentes nacionalidades criarão estórias de ficção com auxílio de outro escritor da cidade escolhida para se ser "estrangeiro". Não entendeu? Então leia a explicação melhor dessa maravilha na deliciosa página de abertura do site, cheia daqueles mapas antigos que eu adoro admirar. A ser acompanhado de perto.


11) Também via Interney, fico sabendo que segunda dia 03 tem lançamento do livro do Doni "Meias vermelhas e histórias inteiras", no bar Genial, na Vila Madalena em Sampa. Parabéns, Doni!


12) Leio no Hidden Travel Gems o alerta: visite os hutongs de Beijing antes que eles desapareçam. Os hutongs são as ruas estreitas das "vilinhas" com quintais comunitários onde boa parte dos chineses de Beijing moram - ou moravam, antes do advento da modernização da cidade. De qualquer forma, o post é positivo e vê boas alternativas para evitar o fim cultural dessa parte da história popular chinesa.

Hutong
Um pedaço de hutong no coração de Beijing...


13) Finalmente, uma reportagem internacional que faz jus aos maravilhosos botecos da minha querida BH. Para ser lida ao som de "Samba do Approach" do Zeca Pagodinho. :P (Via VnV antigo. Nova jornada do VnV aqui.)


14) "When one man, for whatever reason, leads an extraordinary life he has no right to keep it to himself." (Jacques Cousteau)

Gostei desse tagline. Achei no blog do "CamDiver" Mark Thorpe, que conhecemos em Palau - ele filmava os mergulhos no Blue Corner para os turistas. Mark venceu o prestigiado Festival de Antibes de Imagens Submarinas desse ano, com um vídeo esplêndido sobre muck-diving. Congrats, Mark!


15) Mas tem (brasileiro) louco pra tudo nessa vida, mesmo!

(E se essas anotações começaram falando de Dubai, por que não terminar por lá de novo, né? A Denise esteve lá recentemente e postou sua viagem de forma deliciosa. O post sobre as burgas deu o que falar, mas eu adorei mesmo foram as visões da cidade no meio do deserto. Pra lista de destinos desejados já!)


Tudo de bom sempre.

Marcadores: